Com o objetivo de fortalecer a cultura de proteção de dados e segurança da informação, os colaboradores da Unimed Assis participaram, na última semana (dias 22 e 23/01), de uma palestra voltada à conscientização sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), ministrada pela advogada Mikaelly Bianca de Oliveira.
Durante o encontro, foram abordadas as melhores práticas para proteção e privacidade de dados, destacando a importância do cuidado no tratamento de informações sensíveis no dia a dia profissional. A palestra também esclareceu a relação direta entre vulnerabilidades da informação e a LGPD, evidenciando como falhas simples podem gerar riscos significativos para a organização e para os titulares dos dados.
Outro ponto de destaque foi o papel de cada colaborador nas responsabilidades inerentes ao desempenho do trabalho e responsabilidade com os dados, reforçando que a segurança da informação é um compromisso coletivo. A prevenção a golpes digitais, phishing e outras ameaças virtuais também esteve entre os temas centrais, com orientações práticas para identificar tentativas de fraude e agir de forma segura.
Por fim, os participantes receberam informações sobre incidentes de segurança da informação, compreendendo o que caracteriza esse tipo de ocorrência e quais são os procedimentos adequados para agir e comunicar a organização em caso de suspeita ou confirmação de incidentes.
A iniciativa reforça o compromisso da Unimed Assis com a proteção de dados, a transparência e a segurança das informações, alinhando práticas internas às exigências legais e às boas práticas do mercado. A cooperativa lida diariamente com dados sensíveis de pessoas e, por isso, tem como prioridade o cuidado responsável com as informações de seus beneficiários. Investir em conscientização e capacitação é mais uma forma de cuidado, que reflete o compromisso da Unimed Assis em proteger, respeitar e zelar pela privacidade de quem confia sua saúde à cooperativa.







